sábado, 28 de abril de 2012

A mote fobia

                           A Mote - Fobia

  A Mote - Fobia ou popularmente o medo de borboletas ou mariposas é considerado para quase todos uma FRESCURA mas os mote-fóbicos vítimas desse problema, muitas vezes sofrem bulling por ter este medo, eu por exemplo tenho este medo, e todos ficam me atormentando constantemente todos os dias, principalmente na escola, onde se fala tanto de bulling. Estudo no 4º ano/3ª série, e as vezes, nem os funcionários entendem o meu problema

  Para você mote - fóbico recomendo que: conte o seu problema para alguém de sua confiança, procure ajuda de um(a) psicólogo(a) e não sinta vergonha de seu problema. 
Não sei como nem quando desenvolvi este medo, 
  Por enquanto aguardo meu atendimento com a psicóloga, que está previsto para semana que vem.
sei que não gosto desta situação e que assim como eu, existem pessoas que sofrem com este problema.

  Então vamos divulgar este blog para ajudar os mote - fóbicos, curte ai, divulgue a sua historia, se souber conte como adquiriu este medo.

  Vamos fazer que as pessoas conheçam nosso medo!!!

  Esta mensagem é dedicada á todas as pessoas que sofrem com este medo.

 

Ass: Gabriela Silva Borges

52 comentários:

  1. Boa Tarde Gabriela!!!Eu sei o que vc passa pois eu tenho a mesma fobia.Sou do sexo masculino o que me deixa em desvantagem pois niguem entende que um homem possa ter esse tipo de fobia.Tive um trauma de infancia quando estava subindo a escada do meu predio e vi uma empregada tentando matar uma mariposa e ela dava altos gritos e aquela cena me traumatizou.Hoje nao posso ver uma que morro de medo.Obrigado por divulgar esse problema pois assim o pessoal talvez entenda o que se passa com a gente.Um abraco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho o mesmo problema....não sei da onde veio o trauma....mas eu morro de medo de borboleta....eu até fico meio nervoso só de pensar em ficar trancado numa sala com uma borboleta....elas são bonitas...e tals...mas bem longe de mim.... (tenho medo das borboletas grandes e pretas...as pequenas e coloridinhas eu não tenho medo)

      Excluir
  2. ooi eu tenho essa fobia e eu desenvolvi isso aos poucos eu sai do banheiro do banho e tinha uma enorme mariposa e ela comessou a me ''atacar'' e depois eu fui pro quarto e tinha outra e fui me vestir no outro quarto e tinha outra eu nem dormi direito naquela noite dese então tive mede de borboletas e mariposas obrigado me sinto melhor em saber que outras pessoas tmabém tem essa fobia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tipo eu tava na minha varanda eu vi uma borboleta parada fui nela ( não tinha medo) ai ela veio pra cima de mim corri dela e ela veio atras de mim .. Tenho muito medo mesmo

      Excluir
    2. Caramba, essa situação já me traumatizou só de ler

      Excluir
  3. Gabriela, se vc puder, nos conte como está sendo seu tratamento para superar seu medo, pois eu tbm sofro desse mesmo problema.
    Abraços, Ane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o caso é muito grave recomendo tratamento psicologico.... eu fiz. melhorou ;)

      Excluir
  4. Olá Gabriela, passei para agradecer a sua visita ao meu blog, e o comentário. Eu não tenho esta fobia, mas, gostaria de fazer uma pergunta, que tem mais a ver com desenho e arte. Por exemplo, uma mulher que esteja com uma tatuagem de borboleta e se aproximar de você,num lugar público, o fato de ser a tatuagem de uma borboleta vai deixá-la desconfortável ou causar algum incômodo?. Tudo de bom!. Um excelente dia!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se eu puder responder.
      Bom, acho que varia de pessoa para pessoa. Eu mesmo tenho Motefobia, mas com tatuagem não tenho problema nenhum.. é mais com o inseto mesmo :( Não sei se com as outras pessoas é diferente, fiquei curioso agora!

      Excluir
    2. Olá Rafael
      Obrigada pela duvida então esta aqui minha resposta:
      Na verdade não.... Só me assusto com as de verdade mesmo :P eu gosto de desenhar borboletas mais... gosto que fiquem longe de mim... SE não começo a fugir, gritar e fazer escândalo :P
      Mais tem casos que pessoas ficam encomodadas com desenhos, tatuagens, etc ;)
      PS: desculpa pela demora para responder...

      Excluir
  5. Eu tenho medo até de foto de borboleta e mariposa.

    ResponderExcluir
  6. Tatuagens me geram só estranhamento, n medo. Mas fotos, retratos de reais me causam um sentimento horrivel. Sempre que eu me deparo com uma logo penso: ai, meu Deus, vai começar a vergonha de novo. Fico pedindo a Deus pra que tire ela de perto de mim, mas n consigo deixar de vigiar ate ter certeza que ela foi embora mesmo. Amigos, namorado, familia sempre se assustam na 1ª vez, pq eu faço um escândalo, derrubo td a minha volta, e dps q alguem espanta e ela vai embora vem sempre uma crise de choro e eu fico trêmula por mt tempo. É com certeza a pior sensação que eu sinto. A pior coisa é quem fica falando "mas ela n vai te fazer nenhum mal" como e eu fosse responder "ah nao, nossa, que susto, achei que ela ia me matar". Nós sabemos que ela não faz nenhum mal, as pessoas, a mim ela faz muito. E qualquer lugar q eu esteja, sempre me deparo com uma. O verão é terrível. Já tive -várias vezes - pesadelos pela frequência de escândalos por causa disso. É horrivel. O desespero, a sensaçao de exposição, de fragilidade, a necessidade de se defender e a consciência do vexame. É necessário muito respeito e compreensão, pq já me magoei com pessoas que não respeitaram e me provocavam, jogavam coisas em mim, riam de mim enquanto eu tinha crise de choro. É a pior brincadeira que sw pode fazer. Você pode perder o amigo se brincar com a fobia dele. Por favor, respeitem e ajudem, protegendo a pessoa, espantando o inseto pra longe, deixando a pessoa livre pra reagir, e n riam ou provoquem de maneira nenhuma, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é isso... realmente apavorante!! Mas não estamos sozinho, é uma fobia, um medo real, um problema qual precisamos de compreensão para superar ;)
      Ps:. Tenho o mesmo pavor que você e o mesmo azar de aonde for parecer esse inseto desagradável =/

      Excluir
  7. Não gosto de nenhum tipo, nenhum tamanho, nenhuma cor de borboleta. Inclusive não gosto de imagens, estampas em roupas, bijuterias com o desenho de borboleta. ABSOLUTAMENTE NADA que me remeta ao aninal. E se vejo uma na rua fujo e se entra em casa tenho sempre um inseticida para jogar até ver a alminha dela subindo.

    ResponderExcluir
  8. Também sofri com este problema, melhorei após fazer regressao e descobrir que quando criança (aos 3 anos) acabei esmagando uma ''bruxa'' (espécie de borboleta noturna) nas mãos, com ajuda de um terapeuta melhorei muito, hoje consigo ficar num mesmo ambiente que estes insetos sem entrar em pânico. O caminho é longo, mas compensa o esforço. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Sou homem, tenho 37 anos e achava que era o único com este "problema". Tudo começou quando eu tinha 10 anos de idade e morei em uma cidade do Pará, onde haviam muitas dessas "bruxas"... elas eram enormes, feias e, quando voavam, pareciam que estavam me perseguindo!
    Não sei bem o porque deste meu medo, mas só de pensar num ser asqueroso desse voando perto de mim, começo a ficar nervoso...

    Abraços, e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu tb morro de medo, eu tenho 17 anos, mas eu não lembro pq, eu adquiri esse medo de mariposas, borboletas não me dão tanto medo, mas mariposas só de falar meu corpo estremesse todo, flw abraços.

      Excluir
  10. Eu tenho 19 anos também tenho essa fobia. É horrível, tenho mais problemas com bruxas do que com as pequenas coloridas, porém não suporto que nenhuma me toque ou pose em mim ou ainda que entre em mim casa (o que não sei por que, ocorre com muita frequência ¬¬ é como se esses insetos soubessem do meu medo e fizesse conferencia na minha casa). Na rua se eu ver borboletinhas pequenas coloridas voando eu respiro fundo e me faço ignorar, mas se eu ver uma bruxa ou mariposa... Entro em pânico! E sempre tenho a sensação que elas vão posar logo em mim, o que já aconteceu inclusive, um dia estava numa lan house com o ventilador ligado e tinha uma bruxa na parede e não podia fazer escândalo, pois estava cheio e eu odeio chamar atenção, ficava respirando fundo e pensava “não repara, não vai te fazer mal... respira" até que a bichinha começou a voar por causa do vento e veio posar logo na minha cintura. EU PIREI NÃO CONSEGUIA ME MOVER POIS NÃO QUERIA TOCAR NELA E ELA NÃO SAIA... FOI MUITO SUFOCANTE, ATÉ QUE COMECEI A CHORAR E MINHA TIA PERCEBEU E ESPANTOU ELA DE MIM, MINHA PRESSÃO BAIXPU E EU QUASE DESMAIEI. Repetindo: FOI HORRIVEL! Não me importa que me zoem, meu medo é real... Minha irmã é a única que tem pena de mim e espanta esses insetos quando entram aqui em casa. Uma vez estava dentro do meu quarto sozinha usando o notebook no colo e entrou uma pela janela fiquei tão desesperada que quase joguei o note no chão na correria de pular de cima da bicama e sair do quarto :/
    Não sei como adquiri esse medo, não tenho certeza, mas uma vez num desenho eu vi esse bicho de perto, um zoom na borboleta e aquilo me encheu de nojo, não tenho certeza se começou ai, pois é uma coisa muito boba acho que só com acompanhamento psicológico eu vou descobrir e superar.
    Beijos e força galera ;*

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho 16 anos e também sofro disso, tenho essa fobia. Na escola sofro bullying pois todos acham que isso é frescura, é babaquice sentir medo de uma criatura tão indefesa como uma borboleta. Mas, para mim é horrível isso, eu choro e grito muito quando vejo uma borboleta perto ou longe de mim, eu não consigo controlar esse pavor que sinto :/ Só de pensar eu fico arrepiada, credo.
    Só espero que eu consiga superar esse medo, estou indo na psicóloga mas não é por causa disso, mas vou aproveitar e dizer que tenho essa fobia kk quem sabe ela me ajude.
    Beijos e força aí parceiros haha :D

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho 45 anos. Não me lembro exatamente quando adquiri esta fobia, mas recordo-me que quando eu era criança uma mariposa preta enorme pousou em minha perna e eu estava usando shorts. No entanto, acho que eu já tinha esse medo antes disso. Já passei por muitos maus bocados, também tinha crises de choro após episódios com borboletas e mariposas. Com a idade, as crises de choro foram passando, mas o medo se acentuou. Hoje tenho medo até das coloridinhas e pequeninhas de jardim, isso não acontecia antes. Quanto ao verão, realmente é um inferno. Eu amo o calor, mas é um inferno para quem tem esse medo. Eu morava em frente a uma transmissora de rádio, com uma antena enorme e iluminada. Então, a garagem de casa era um verdadeiro mariposário, pois o revestimento era de pedra escura. Após muito clamor, meus pais aceitaram meu pedido e pintaram a parede de branco. Além disso, por acaso, adotei um gato. Foi uma maravilha, nunca mais as mariposas repousaram na garagem de casa :) mas por muito tempo ainda tive que conviver com as asas espalhadas pelo chão. Isso porque o gato só comia o corpinho, acho que as asas não devem ser apetitosas (e confesso que tenho medo só das asas também). Bom, com relação ao tratamento, uma vez vi na Discovery que o indicado para fobias com animais é a hipnose com aproximação ou contato gradual ao animal. Vi que primeiro o psiquiatra mostrava uma foto do animal e encorajava a pessoa a colocar a mão, depois, colocava o bicho (no caso era uma aranha) em um pote de vidro fechado e assim por diante. Aos poucos, a pessoa ia se aproximando do animal, até que este era solto. Vi um caso em que o homem em tratamento pegou uma aranha enorme na mão. Mesmo eu que não tenho medo de aranhas, acho que nunca iria pegar uma aranha daquelas. Espero que seu tratamento dê muito certo e que você nos conte como foi. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  13. Também tenho essa fobia, tenho 21 anos e tive um trauma na infância em que uma borboleta ''bruxa'', preta, enorme, feia, se enroscou no meu cabelo e saiu aos pedaços de tanto que me debati e gritei. Até hoje me lembro da sensação das asas batendo na minha nuca... Desde então tenho crises de pânico onde chego a ficar sem ar, com tremedeiras e vômito ao ficar no mesmo ambiente que uma. Pretendo ir a um psicólogo, mas nesse meio tempo em que não fui, conversei muito com a minha familia e namorado sobre o problema e consigo ficar no mesmo ambiente que uma borboleta(comum, pequena, daquelas coloridas) sem entrar em pânico. Mas a bruxa não dá... Eu tenho medo de fotos, de estampas, desenhos, de qualquer coisa que remeta ao animal. Sofro demais com isso e quem não convive comigo pensa que é frescura, mas não é. Meu namorado só acreditou que não era frescura quando tive uma crise de pânico em que vomitei, porque uma ''bruxa'' me perseguiu. O mais incrível de tudo isso é que parece que elas nos perseguem. Não tive um só encontro com uma ''bruxa'' em que a mesma não voou no meu cabelo, rosto, etc. Fico apavorada e me arrepiei lendo os relados. Muito obrigada, até mais... Espero que todos melhorem.

    ResponderExcluir
  14. a gente sempre pensa que é unica, realmente todos dizem " que mal ela vai fazer" cara é inexplicável e só quem tem , sabe o quanto é medonho esse inseto voando no mesmo local que nós, sempre tive medo , porém acredito que ficou mais forte uma vez eu voltava da aula com minha bolsa de carrinho e vi um negócio preto no chão, achando que era uma folha passei por cima oO me arrepio de lembrar, ela começou a voar desesperadamente nas minhas pernas e eu chorando e gritando , como eu era pequena a minha mãe ia me buscar na escola , sorte a minha que ela tirou , mais meu foi horrível! a primavera é a estação que mais me da medo flores>> borboletas, não é possível que todo lugar que eu vá sempre tem uma pra me dar medo, na escola eu sofri muito com isso e cheguei o ponto de passar mal e o prof parar a aula pra me " socorrer"..tenho 21 anos e não tenho vergonha, medo é medo e choro , do escândalo ,passo mal , meus lábios ficam ate roxo: / tenho muito medo se no dia do meu casamento entrar uma bruxa na igreja, juro que não se o que faço : /! foi bom dividir isso com pessoas que realmente intendam ..beeijos!

    ResponderExcluir
  15. kara tb tenho isso.....eu praticamente "escaneio" telha por telha (minha casa é do tipo sem forro) p jogar um pano ou um copo com agua p despertar elas e mata las....eu mato sempre. Uma vez eu tava vendo o Jornal Da Globo e jah ia dormir e apareceu 2 de uns 25 cm cada. Fui dormir jah tinha passado o Jo Soares,corujao,telecurso e qnd comecou o Bom Dia Brasil eu finalmente pude dormir..... Foi o pior dia da minha vida,meu pescoço fikou dolorido só d olhar p teto atras da malditas. Eu jogava o pano e corria p outro comodo ate ela pousar e errava muitas vzs..e sumia nas telhas. FOI UM INFERNO repito : "FOI UM INFERNO" ja pensei ate em criar uns 15 camaleaos no quarto tenho.pavor delas.jah acabei c latas e latas de repelente e nem vou falar dos escandalos domesticos... MEU NOME É BRENDO ,20 ANOS mi contatem pelo kik "ibrendo" ou o twitter msm @brendolinksprey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brendo sou Flavia tenho 40 anos e sempre sofro por causa de bruxas,elas perseguem,so faltam vir com armas atras de mim.Corro pra rua gritando,minha mae nao deixa nem eu ver,sempre mata se nao eu mato eles de susto.Pulo janela,entro dentro de guarda roupa,e um inferno.nao quero nunca fazer amizade com as borboletas.queria ter nascido normal

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar em Motefobia!. Sei que não é frescura, principalmente porque o medo desencadeia reações extremas (suor frio, tremores e, algumas vezes, desmaio). Fiz um trabalho para tentar entender esse medo que algumas pessoas sentem de animais específicos. Foi inspirado em uma amiga que tem ornitofobia. Para vc ter uma idéia, ela nem abria as janelas da casa com medo de que entrasse algum pássaro. Investigando, chegamos à conclusão que o medo dela foi desencadeado por um trauma na infância. A mãe dela juntava restos de comida e pedia que ela levasse para as galinhas, só que, quando ela entrava no galinheiro, as galinhas ficavam rodeando e tentando roubar a comida que ela levava no balde, como era pequena, não tinha força para afastar as galinhas ou jogar a comida para longe. Para algumas pessoas, a história é engraçada, mas se colocando no lugar de uma criança, deve ter sido realmente assustador. Através do trabalho, percebemos que o trauma levou a uma reação instintiva de evitar as aves (especialmente as galinhas). Não sou psicóloga, aliás, longe disso...haha! Trabalho com educação ambiental, e entender esse medo específico de algum animal é fundamental na conservação de algumas espécies com as quais eu amo trabalhar. Já conheci pessoas com medos considerados mais comuns: morcegos, grandes carnívoros (principalmente o lobo), corujas...Estudando, descobri que o medo de alguns animais está ligado à sobrevivência da espécie humana (como o medo de grandes carnívoros e animais peçonhentos), mas na maioria dos casos está ligado à falta de conhecimento (não parece ser o seu caso! Vi isso principalmente em relação aos morcegos e tubarões). Achei interessantíssimos os relatos nos comentários e bem corajoso de sua parte procurar um profissional que te ajude a entender e enfrentar esse medo. Se descobrir, conte qual foi a origem da sua motefobia!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuiiitooo obrigada pelo seu comentário! adorei sua pesquisa, é bem interessante, por enquanto não descobri ainda o meu medo mas ja perdi medo das pequenas e coloridinhas :P mais das grandes morro de medo kkk obrigado mesmo assim :D

      Excluir
  18. Oii galera, poisé sofro da mesma fobia, tenho pavor, medo, pânico desse bicho, no meu caso não tive nenhum trauma e nem sei o pq, mas morro de medo e todas as pessoas que eu conheço pensam que é frescura minha e não acreditam, mas pra quem sente esse medo é apavorante dar de cara com uma borboleta, no meu caso quanto mais colorida e maisor pior é o meu medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu caso é bem parecido com o meu :D
      Eu morria de medo de todos os tipos de borboletas e não podia ver nenhuma que ficava apavorada kkk Mas agora too melhor! Bjos espero que melhore!!

      Excluir
  19. Oi, Gabriela!!! Eu me chamo Amanda, tenho 29 anos e tenho motefobia também! ...desde criança!
    Resolvi postar aqui pra te contar o meu caso e contar também de algo que tenho feito, por meus próprios meios, pra tentar "curar" essa fobia.
    Há 2 anos atrás eu comecei a me questionar do por quê do meu medo, afinal borboletas e mariposas são uns bichinhos frágeis, indefesos e que, com certeza, têm mais medo da gente do que a gente deles.
    Aí eu resolvi me testar! Como eu não suportava nem ver imagens de borboletas e mariposas, eu resolvi me enfrentar e dar o primeiro passo...
    Baixei pelo Google uma imagem de uma borboletona azul e coloquei como plano de fundo da minha área de trabalho.
    Nos primeiros dias, quando eu abria o computador, eu não conseguia nem olhar direito pra tela, mas, com o passar do tempo, me acostumei à imagem e passei olhar - mesmo me arrepiando inteira.
    Depois de + ou - 1 mês e meio esse arrepio passou.
    Segundo passo: enfeites com formas de borboletas!
    Comprei alguns enfeites com formas de borboletas e espalhei pela casa (porta de geladeira, espelho, porta do meu quarto...)
    A princípio, eu olhava e me assustava, mas, depois de um tempo eu me acostumei.
    Até que, um dia, em que entrou uma borboleta em casa!!! AIIIII!!!!
    Eu fiquei inteira arrepiada...mas sabe o que aconteceu?
    Eu não corri mais como eu corria delas antes!
    Fiquei observando...ela voou pela sala e foi embora pela mesma janela que tinha entrado!
    ...desde então, borboletas ainda me causam medo, mas eu consigo enfrentá-las!


    >>>>continua<<<<<

    ResponderExcluir
  20. >>>>continuando<<<<

    Agora, vem o meu pior medo: MARIPOSAS!!!!
    Só a figura dela já me assusta e muito!!! Acontece isso com você também?
    Comecei fazendo o mesmo processo...
    E sabe o que descobri: que a pior parte da minha fobia são as mariposas! Foi muuuuuuito mais difícil...e ainda é! Principalmente com aquelas grandonas! Porém, com o passar do tempo, foi acontecendo da mesma forma do que com as borboletas...eu fui me acalmando em relação à elas.
    Até que um dia...adivinha? Entrou a primeira mariposa em casa depois que resolvi me "curar".
    Entrou uma daquelas pequenas...
    Resolvi enfrentar! Peguei uma vassoura e consegui tocar ela pra fora de casa...VITÓRIA!!!
    Aí parece que elas desistiram de mim, não entraram mais em casa...
    Bom, pelo menos não até HOJE!!! (até por isso que acabei procurando por motefobia no Google e caí aqui no seu blog...)
    Mas, dessa vez, entrou uma de porte médio pra grande...
    Olhei, passei longe, arrepiei, meu coração disparou...
    Mas eu não corri! Essa foi a primeira vitória!
    Daí eu pensei: não quero matá-la! Não vou tacar inseticida nela!
    Mas, como tirá-la daqui sem matá-la ou feri-la?
    Eis que surge a ideia...armei uma arapuca daquelas!!!
    Meu plano infalível foi digno dos planos do Cebolinha!!! rsrs ;)
    Vai vendo...
    Peguei um desses cabides de arame e fiz um aro.
    Nesse aro, eu coloquei uma sacolinha clara, pra ver quando ela entrasse na sacolinha...
    Daí eu prendi esse arame num cabo de vassoura (para alcançá-la, afinal ela estava próxima do teto e eu não alcançaria de outro jeito...rs)
    Daí eu pensei: ok! Mas como prendê-la dentro do saquinho?
    Peguei um novelo de lã e cortei um fio de aproximadamente 1m e fiz um tipo de "enforcador" e coloquei em volta do saquinho para que, quando ela entrasse, eu a fechasse lá dentro...
    Mas o saquinho não ficou totalmente fechado e eu não estava totalmente segura...o que fazer?
    Então, peguei a tampa do cesto de lixo, prendi em outra vassoura para colocar na frente do saquinho quando ela entrasse...HÁ! Perfeito!
    Eu estava pronta pro "combate do século", Gabi!!!
    AMANDA X MARIPOSA!!! hahaha
    Testei antes pra ver se ia dar certo e, então, me enchi de coragem e fui encarar a bicha...rs
    Coloquei o saquinho, mexi para que o aro tocasse nela e ela voou lá pra dentro. Ela ficou um pouco agitada, mas depois acalmou.
    (...sim, foi fácil assim mesmo!)
    Daí eu puxei o "enforcador" que fiz com a lã (suando e com a mão tremendo...rs), coloquei na frente o outro cabo de vassoura com a tampa do cesto de lixo e levei a mariposa pra fora.
    Tirei a tampa da frente, chacoalhei o saquinho e ela voou...PRA CIMA DE MIM!!! hahahaha...acho que ela veio me falar "obrigada!!!" por eu tê-la ajudado, mas SIM, eu corri...porém muito feliz, pois apesar de meio-torto, para quem a princípio, passou praticamente a vida toda se escondendo delas, eu agora sei que consigo encarar...;)
    E essa é a minha história!
    Gabi, um conselho de alguém certamente bem mais velha que você...
    Aliás, um conselho que eu gostaria de ter recebido quando eu era mais jovem! ;)
    Não ligue NUNCA quando tirarem sarro de você, ou quando falarem que seus medos são frescura ou qualquer outra coisa, seja em relação à motefobia ou a qualquer coisa: respeite o seu tempo, menina, pois tudo dará certo no final! Ainda que não do jeito que idealizamos, mas dará!
    Olha pra mim: eu ainda tenho medo, tenho "frescura", meus amigos tiram sarro de mim, mas eu estou aqui, com quase 30 anos, comemorando, entre tantas vitórias que já tive, mais essa, que foi ter tirado uma mariposa de dentro de casa! ;)
    Enfim, é isso! Espero que tenha curtido minha história!
    Fique com Deus e seja feliz, Gabi!
    E curta muito todas as coisas da vida...
    Medos, tristezas, alegrias, etc...tudo, tudo!
    Isso vai fazer com que, lá na frente, o seu retrato seja imensamente colorido, pois são essas coisas que provém o colorido da nossa existência!

    Um abração!!!

    Amanda Couto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Adorei sua historia!! Principalmente seu plano infalivel xD
      E obrigada pelo conselho!!
      Bjos :D

      Excluir
  21. Olá pessoal me chamo Josiane, tenho 19 anos e tenho esse problema, só que o meu é meio estranho, eu tenho medo só de borboletas bruxas, não sei se é borboletas bruxas, elas são grandes, escuras e ficam nas paredes com asas abertas, toda vez que saio olho nas paredes e se vejo fico apavorada, me fecho dentro de casa. Começou quando eu tinha 5 anos de idade, vi uma borboleta grande laranja do lado de fora na parede e fiquei olhando pra ela e ela veio atrás de mim, fui correndo até em casa, me escondi no quarto. Ai comecei a ter medo, mas o estranho é que quando eu era criança, adorava pegar inseto na mão, podem acreditar já peguei lagartixa, aranha, formiga, mosquito até barata. Já peguei em borboleta sim, mas não das que eu tenho medo, apenas das coloridas e pequenas. Agora não pego mais, porque tenho nojo. Mas ainda tenho medo de borboleta, mas só daquelas grandes escuras, se eu vejo me tranco no quarto, enquanto as coloridas e pequenas não me importo. Mas daquelas grandes não posso ver nem imagem. Se estou na rua e vejo uma aperto o passo e vou pra casa depressa. Quando estudava fingia não dar bola mas ficava vigiando. Eu gosto de animais menos dessas borboletas. Sorte pra voces gente.

    ResponderExcluir
  22. Olá, sou Bruna e tenho 14 anos e eu sempre tive medo de borboletas e mariposas mas não era tanto medo assim, comecei a ter pavor de borboletas e mariposas depois que eu tive um sonho/pesadelo onde varias borboletas gigantes e pretas me atacavam, foi um pesadelo horrível e eu não gosto nem de lembrar, ai depois desse sonho eu não aguento ver nem fotos de borboletas e mariposas e já me arrepio toda.
    Só que eu não tenho muito medo da quelas pequenas e coloridinhas, não gosto de passar perto delas, mas tbm não me tremo se eu ver elas. Mas agr se eu ver aquelas borboletas grande, aquelas pretas e mariposas eu entro em desespero.
    Ainda bem que nunca tive muitos casos de borboletas/mariposas pousando em mim e me atacando, só uma vez que uma borboleta pousou na minha saia e eu comecei a gritar que nem louca e me debater pra ela sair de mim, sorte que não era daquelas borboletas grandes, e sim das menores.
    Sempre tem as pessoas que me zoam por esse medo, mas eu nem ligo muito, desde que não façam nenhuma sacanagem comigo de jogar uma borboleta em cima de mim, eu não to nem ligando que me zoem.

    ResponderExcluir
  23. Olá ! Só de ler os relatos de você já começa a me dar "comichão". Pode grande, pequena... Qualquer tamanho. Eu não tenho vergonha de assumir, morro de medo de borboleta.
    Eu acho que isso começou por causa de uma vez que estava em um clube e caminhava com o meu irmão... Aí ele teve uma ideia de cortar caminho pelas folhas... Parece até cena de terror. Comecei a pisar e vários desses bichos voavam para cima de mim... Foi horrível. Chorei e fiquei nervosa... Hoje em dia não posso ver.
    Uma vez também pousou uma em mim... Bem na panturrilha. Parecia que alguém tinha atirado algo em mim, porque senti uma leve pancada. Até que uma amiga falou "aí que lindo" olhando para o meu pé... Na inocência achei que dar da minha sandália, mas ela falou que não, que era uma borboleta.... Comecei a suar frio... Eu estava na pós graduação... Não queria dar vexame... Pedi para uma das meninas tirar... Depois não consegui mais me concentrar na aula... Mesmo com a menina que tirou e me disse que não ia voltar... Tb não ligo que zoem... Eu tenho medo sim, e daí !!!

    ResponderExcluir
  24. bem acho q peguei o medo um dia q tava tomando banho com meu pai (tinha 5 ou 6 anos) e foi champu no meu olho e ele disse q tinha uma borboleta carnivora no meu cabelo eu entrei em panico comecei a gritar, um tempo depois com 10 anos pesquisei sobre mariposas e vi q elas podiam transmitir doenças dai o medo evoluiu para panico e nojo

    ResponderExcluir
  25. Oi, Gabriela! Então, eu também tenho essa fobia, é horrivel, né? Por mais que a gente saiba que elas não são venenosas, não mordem, não atacam... A gente sente um desespero tão grande, né? Sabe, meu trauma começou assim:
    Eu era bem pequena, mas me recordo como se tivesse sido ontem. Eu tava almoçando em um restaurante, e depois que acabei de comer, pedi um sorvete de chocolate pros meus pais, e eles compraram. Depois disso, fui pra parte de trás do restaurante, que era um espaço aberto com um parquinho. Sabe aqueles cavalinhos com uma mola em baixo, que a gente monta e fica balançando? Então, tinha um desses lá, e eu montei, com um pouco de dificuldade, porque tava com o sorvete em uma das mãos. Dei umas lambidas no sorvete, e comecei a balançar. Depois de um tempo, senti uma cosquinha na minha mão, bem atrás do sorvete, no angulo que eu tava vendo. Virei a mão e vi uma borboleta com enormes asas cor de chocolate, fiquei com tanto medo que joguei o sorvete no chão e sai correndo e chorando pros meus pais.

    ResponderExcluir
  26. Olá, acho muito interessante a exposição deste problema, porque de fato as pessoas acham ser apenas frescuras. Desenvolvi esta fobia na minha infância, morava em uma cidade que em época de chuva aparecia muitas borboletas grandes, pretas e feias. Quando menos imaginava a casa já estava cheia, aonde quer que eu ia havia uma, e sentia como se estivesse sendo perseguida por estas borboletas. Lá em casa o pessoal gostava de deixar algumas janelas abertas, e nisso já contei 14 dentro de casa. Acredito que tenha associado tudo isto a algumas superstições e ao fato de geralmente elas voarem para cima de mim. Sofria bulling aonde quer que eu fosse, e até o pessoal de minha família não entendia a situação. Por eu gritar, correr e até mesmo chorar, sempre havia um para zuar da minha cara, me perseguir com uma borboleta ameaçando arremessá-las em mim. Contudo, não precisei ir a psicólogo, mas tive que aprender ter alto controle para evitar provocações e brincadeiras de mal gosto.
    Hoje posso dizer que ainda tenho medo, mas quando uma borboleta pousa em mim, meu coração dispara, eu gelo por completo, mas consigo espanta-la sem causar muito alvoroço. Mas ainda riem de mim por não compreender a extensão deste problema.
    À todos, estamos juntos nessa!

    ResponderExcluir
  27. Olá, eu tenho 15 anos, me identifiquei muito com todos os depoimentos, é um tanto quanto bizarro esse medo, mas ele existe e me afeta também.
    Li vários desses, porém em nenhum deles achei parecido com o início do meu trauma. O meu surgiu quando eu estava no útero da minha mãe (muitas pessoas acham estranho). Mas aconteceu que, ela viu um bicho, e achando que era uma borboleta, ela resolveu pega-lá e quando se aproximou ele abriu as asas e voou nos pés dela. Era um morcego. Ela conta que eu estremeci e ela colocou as mãos sobre a barriga tentando me proteger. E tenho esse medo até hoje, apesar de muitos tirarem sarro também, já passei por experiências terríveis com esses insetos (borboletas, mariposas, "bruxas" principalmente).
    Apesar de saber que são animais indefesos, o pânico está sempre presente.
    As coloridas acho linda, as grandes amo desenhar, mas no momento que eu vejo (principalmente em ambientes fechados) meu intelecto não aceita, eu corro, grito, choro, estremeço, e tudo me leva a se afastar.
    Parabenizo pelo blog, e quero um dia curar esse medo! Gostaria de saber se o processo de regressão, nesse caso, teria efeito.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. o pior do medo de borboleta e o deboche das pessoas ainda mais quando a gente vai ficando mais velha.
    ja estou com 40 anos e o medo continua e as bruxa me peseguem mais ainda.estou pensando em mudar de casa para ter sossego na minha vida.
    ate quando vou viver com as portas e janelas fechadas? Nao da.Queria acabar com as lagartas ou inventar um pulverizador de borboletas.
    sou Flavia Tamiozzo e obrigada por vcs existirem bjs

    ResponderExcluir
  29. Meninas nossa eu chorei ao ler o depoimento de tds vcs por que eu tmb passo por td isso não sei como começou só sei lá n tem fim não gosto de ver desenho foto na TV e principalmente ao vivo em cores eu até tento me controlar mais nem sempre isso é possível o pior episódio com uma dessas criaturas do capeta pk e assim k as considero foi knd eu estava vindo do trabalho de ônibus e entrou uma dentro do ônibus não tinha muita gente mais eu pirei a minha amiga k Tava do meu lado k sofreu ficou td arranhada mmachucada e o bicho voando para cima de mim nossa nem sei descrever os sentimentos que eu senti naquele momento e o pior tinha um policial dentro do ônibus eu pedi ajuda ele riu e mandou eu parar de show nossa foi minha pior experiência. Não me lembro de ttraumas de infância obg por vcs existirem agora sei k não estou so

    ResponderExcluir
  30. Meninas nossa eu chorei ao ler o depoimento de tds vcs por que eu tmb passo por td isso não sei como começou só sei lá n tem fim não gosto de ver desenho foto na TV e principalmente ao vivo em cores eu até tento me controlar mais nem sempre isso é possível o pior episódio com uma dessas criaturas do capeta pk e assim k as considero foi knd eu estava vindo do trabalho de ônibus e entrou uma dentro do ônibus não tinha muita gente mais eu pirei a minha amiga k Tava do meu lado k sofreu ficou td arranhada mmachucada e o bicho voando para cima de mim nossa nem sei descrever os sentimentos que eu senti naquele momento e o pior tinha um policial dentro do ônibus eu pedi ajuda ele riu e mandou eu parar de show nossa foi minha pior experiência. Não me lembro de ttraumas de infância obg por vcs existirem agora sei k não estou so

    ResponderExcluir
  31. Meninas nossa eu chorei ao ler o depoimento de tds vcs por que eu tmb passo por td isso não sei como começou só sei lá n tem fim não gosto de ver desenho foto na TV e principalmente ao vivo em cores eu até tento me controlar mais nem sempre isso é possível o pior episódio com uma dessas criaturas do capeta pk e assim k as considero foi knd eu estava vindo do trabalho de ônibus e entrou uma dentro do ônibus não tinha muita gente mais eu pirei a minha amiga k Tava do meu lado k sofreu ficou td arranhada mmachucada e o bicho voando para cima de mim nossa nem sei descrever os sentimentos que eu senti naquele momento e o pior tinha um policial dentro do ônibus eu pedi ajuda ele riu e mandou eu parar de show nossa foi minha pior experiência. Não me lembro de ttraumas de infância obg por vcs existirem agora sei k não estou so

    ResponderExcluir
  32. Meninas nossa eu chorei ao ler o depoimento de tds vcs por que eu tmb passo por td isso não sei como começou só sei lá n tem fim não gosto de ver desenho foto na TV e principalmente ao vivo em cores eu até tento me controlar mais nem sempre isso é possível o pior episódio com uma dessas criaturas do capeta pk e assim k as considero foi knd eu estava vindo do trabalho de ônibus e entrou uma dentro do ônibus não tinha muita gente mais eu pirei a minha amiga k Tava do meu lado k sofreu ficou td arranhada mmachucada e o bicho voando para cima de mim nossa nem sei descrever os sentimentos que eu senti naquele momento e o pior tinha um policial dentro do ônibus eu pedi ajuda ele riu e mandou eu parar de show nossa foi minha pior experiência. Não me lembro de ttraumas de infância obg por vcs existirem agora sei k não estou so

    ResponderExcluir
  33. Realmente, também não sei de que lugar tirei esse medo, mas só de pensar em uma mariposa já tremo. Tanto que, uma vez no meio da aula comecei a gritar e me esconder, porque tinha uma mariposa dentro da sala...
    Sempre que alguém tem a chance, na minha escola pegam uma mariposa na mãe e correm atrás de mim, é realmente terrível.

    ResponderExcluir
  34. Me arrepio só de vê a imagem. Tatuagens? Nossa fico chocada de pensar que alguém pode ter uma borboleta em seu corpo. Acredito que o medo surgiu desde criança qdo eu brincava de esconde esconde, e vi uma lagarta estranha e alguém me disse que ela viraria uma borboleta. Daí nunca mais consegui ficar tranqüila perto de uma borboleta. Tenho medo de praticamente tudo que voa mas adoro pássaros. Borboletas grandes me dao pavor. Não consigo ficar em paz onde tem borboletas..

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. meu nome é Adna, tenho 11 anos e sou do sexto ano escolae. já nasci com medo delas, já tentei retirar isso mas não dá, quando eu era menor, minha irmã também tinha medo de borboletas, mas ela perdeu a maior parte do medo que ela tinha, só que eu não, a minha motefobia só piorou, minha mãe sempre que grito ou corro ela diz que se eu continuar com isso ela vai me bater, mas não fui eu quem escolhi ter isso! se eu pudesse nada disso aconteceria! eu li em um cite que ver fotos e videos delas ajuda a parder o medo, mas não é verdade. eu também já sofri bulling na escola por causa disso, mas ninguém entende. elas podem ser inofecivas mas não dá! eu sempre vou ter medo! e aquelas com olho e pele de corujas... e pra piorar tenho a lembrança de um sonho onde minha casa inteira foi coberta por borboletas, as paredes totalmente cheias e isso me dá medo. quando vejo uma meu coração para, vem ansiedade, gritos, choro, falta de ar... é horrível...

    ResponderExcluir