domingo, 29 de abril de 2012

Casos de fobia

                   Um caso de "Mote - fobia"

Eu sofro de MOTEFOBIA

 
Não sabe do que se trata? É fobia por borboleta!

É, pode rir da minha cara! Mas eu tenho pavor, pânico, medo e fobia por este inseto. Para quem vê, este medo parece engraçado ou banal. Porém, sofro reações mentais e fisiológicas toda a vez que entro em contato ou sequer penso em borboleta.

Conversando com uma amiga psicóloga, este trauma surgiu quando eu era criança. Quando eu tinha uns 6 anos, fomos para a praia de Caiobá passar as férias de verão na Associação Banestado. Num destes dias, estava um calor infernal e com isso, um enxame de mariposas e borboletas apareceu na praia. Nós andávamos e os insetos colavam no corpo todo, tínhamos que nos cobrir com cangas para não ficar com a cabeça preta de mariposas e borboletas, sem falar que ao caminhar, pisávamos nelas, que estouravam, exalando mal cheiro e um líquido amarelado. Eu não queria mais andar no chão, só pedia o colo da minha mãe - me lembro como se fosse hoje, aff!

Ao voltar pra Antonina, pensamos que tínhamos nos livrado dos insetos, mas estávamos errados. Lá também estava cheio de mariposas e borboletas, pretas e gigantes. Dizem os biólogos que isto acontece no verão por causa da  reprodução, o calor atiça os bichos.

E devido à tudo isso, este trauma surgiu. Tenho pânico por todos os tipos e tamanhos, saio gritando feito uma louca para fugir delas. E se eu ver 'aquela', que é grande e preta, com um olho na asa (estou com nojo de escrever), por Deus do céu - desmaio! Algumas situações malucas já aconteceram por ser motefóbica.

Certo dia, quando morava em Curitiba com a prima Marcela, cheguei do cursinho e ao abrir a porta adivinhe o que tinha na cortina?! - uma borboleta bruxa gigaaaaante! No mesmo instante eu fechei a porta e comecei a pensar no que ia fazer. Como o interfone estava perto da "miserável", não consegui ligar para o porteiro me socorrer. Tive que ir até a portaria e pedi pra ele espantar a borboleta pra mim. O cara olhou para mim, deu uma risada e falou: "Não acredito que você está com medo de uma borboleta!". E até explicar pra ele... só pedi (mandei) por favor, pra ele me ajudar. O cara entrou no apê, pegou a vassoura e a empurrou para fora - tão simples pra ele - mas impossível pra mim.
 


Outra vez, eu estava dando aula, e um aluno jogou em mim uma borboleta azul enorrrrrme. Ele sabia que eu tinha medo e fez de propósito. Saí gritando pela quadra da escola e assim que consegui me afastar, sentei no chão e tive vontade de morrer. Meu corpo estava inteiro arrepiado e meu coração explodindo, e parecia que o bicho andava em mim. A diretora apareceu e expliquei o que tinha acontecido. Ela advertiu o aluno, que depois, pediu muitas desculpas por não saber que era grave a minha fobia.

Se eu ficar aqui contando pra você das situações que aconteceram, fico até amanhã. Parece que por eu ter fobia, as borboletas só voam na minha direção. Se estou andando na rua, e do outro lado da calçada vejo uma, ela vem na minha direção, é incrível! E pra não perder o hábito, saio gritando feito uma louca...

Uma pena que o Cacá não está mais perto de mim pra me defender. Quando morava com a minha mãe e uma borboleta chegava perto, eu fazia aquele escândalo. Aí ele pulava, corria atrás e mordia a borboleta -  me socorria! - um fofo. De vez em quando, ele ainda faz isso, pois sempre que vou na casa da mãe, uma voa na minha direção, acho que elas tem o prazer de me atentar, só pode.

Agora quem me socorre é o meu esposo - que espanta elas pra mim. A última vez que isto aconteceu, nós estávamos tomando café e uma entrou pela janela. Saí correndo para o quarto, derrubando cadeira, café e o que estava na minha frente. Fechei a porta e a janela, e fiquei no quarto gritando, até ele falar que a dita cuja tinha ido embora.

Se você entrar neste site, http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_fobias vai ver que existe fobia pra tudo. E algumas das coisas mais simples do nosso cotidiano pode "arruinar" a vida de quem sofre deste mal.

 Minha mãe tem fobia por abelhas, ou seja, ela sofre de apifobia. Quando criança, ela estava no topo de uma árvore e um enxame de abelhas entrou no cabelo dela. Pense num monte de abelhas no seu cabelo, o barulho e o desespero - ela entrou em pânico. A única coisa que ela teve que fazer, foi se jogar da árvore. Ainda bem que ela não se machucou, mas até hoje se ela vê uma abelha, faz o maior escândalo. Eu não brigo com ela, porque entendo e sei o que está sentindo.

16 comentários:

  1. Eu também tenho muito medo de borboleta, tô andando na rua vem uma, atravesso a rua, mas ela vai para o outro lado também... é um inferno. Odeio o verão por causa delas, quando tô na rua, parece que eu tenho um dom de vê - las. A minha escola, quando aparece mariposas, a sala fica cheia delas, eu sou obrigada a entrar, mas fico de olho nelas e quando elas se aproximam eu começo a chorar. Minha mãe não entende esse meu medo, estou quase sozinha se não fosse pela a minha amiga também ter medo.

    ResponderExcluir
  2. tb tenho essa fobia é terrivél, e o pior quase ninguem leva a sério por acharam um inseto q não morde e não é venenoso, poi p mim não muda nd eu não consigo explicar me causa arrepios Chega a doer a cabeça só de pensar.A minha qto mais tempo passa piora estou pensando seriamente em procurar ajuda pois a poucos dias descobri q estou sofrendo de outra fobia, a trifobia q e o medo ou repulsa a figuras geomêtrìcas juntas.Nossa esse é pior e meu piora quando é por superfícies orgânicas!

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho essa fobia terrível e tudo o que vc descreveu ref. arrepio, nojo e necessidade de ficar distante do "monstro" é o mesmo que sinto. Desde que me conheço por gente tenho motefobia, acredito que devo ter tido algum contato qdo bebê ou bem pequena, mas não tenho registros na memória. E de fato, vai chegando a verão e o sinal de alerta fica ligado, pois é a época que mais aparece essa "praga" aqui em casa. O pior de tudo : tenho 2 gatos que caçam esses insetos e trazem vivos pra dentro de casa, então preciso contar com meu marido e meus filhos para me "salvarem". Contarei um fato curioso que sempre aconteceu comigo: Toda vez que sonho com uma mariposa, por incrível que pareça nos dias posteriores aparece alguma no meu quintal ou entra dentro de casa. Na semana passada aconteceu de novo, sonhei com uma mariposa preta e passado 3 dias minha gata entrou pela janela do quarto das crianças com uma grandona presa em sua boca. Qso vi a cena dei um grito e chamei meu marido que só conseguiu tirar o bicho utilizando o aspirador de pó, pois o inseto foi se instalar debaixo de um móvel da sala que só com a ajuda do aspirador foi possível retirá-la. Conclusão: Não estou nem usando mais o aspirador, pois fiquei com um tremendo nojo. Aqui no meu quintal aparecem com muita frequencia as mariposas de cor marrom e amarelas que eu detesto, mas reparei que o temor é em grau maior qdo são
    marrons ou pretas com asas enormes e corpo grosso (ai dó de pensar dá nojo e arrepio). Lembro-me de ficar muito chateada com as pessoas que caçoavam do meu medo, engraçado que eu perdia a confiança nessas pessoas, pois para mim sentir o que eu sentia era tremendamente horrível e se eu pudesse escolher, logicamente escolheria não ter medo. É muito triste brincar com os sentimentos/medo alheio, e por isso, não desdenho de ninguém, pois o que para mim pode ser muito simples para outros pode ser um pesadelo. Graças à Deus tenho um marido maravilhoso que me apóia e sempre me salva e, também meus filhos que me ajudam qdo me encontro em apuros próxima aos temidos insetos.

    ResponderExcluir
  4. também tenho essa fobia,não aguento ficar perto,nem de longe,por que senão começo a chorar!e terrivel!

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho fobia a Borboletas já passei por varias situações em que fiquei uma manhã inteira trancada por causa de uma borboleta.
    Se eu vejo uma na rua eu saio correndo e o pior tem pessoas que tiram sarro da minha cara por eu ter medo da borboleta.

    ResponderExcluir
  6. Nossaa.. encontrei pessoas aqui que me entendem!! Tenho pânico, ja cheguei a sonhar (pesadelo fato) com elas e acordar com o travesseiro encharcado de chorar a noite toda... É um medo inexplicável, por diversas vezes pulava a janela de casa pra não passar por onde elas estavam, trancava a casa toda quando tinha alguma do lado de fora. E é incrivel como elas perseguem somente a nós que temos fobia...

    ResponderExcluir
  7. Mari Sarita 16 de janeiro de 2014

    Eu também tenho panico desses bichos, principalmente das pretas e grandes desde criança, não sei como tudo começou.
    Só sei que as pessoas não me entendem.
    Meu medo é tanto que chego adivinhar a presença delas nos lugares principalmente se eu tiver dormindo, acordo chorando sem explicação.
    Nos episódios em elas voam em minha direção eu tenho crises de choro, suor, tremor e as vezes perco a fala por alguns minutos.
    Tenho medo até das mortas ou das imagens delas em revistas etc.
    Nesse momento ao pesquisar sobre isso, tive receio de ver a imagem delas.
    Não quero mais pensar nisso.

    ResponderExcluir
  8. eu também tenho medo desas criaturas monstruosas. se elas aparecem, eu começo a gritar, até corro delas. tenho medo desde criança. pareçe que elas se reunem e combinam entre si o vil propósito de me assustar. nem na televisão posso olhar esses bichos.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho fobia de borboletas também... já passei por varias situações ruins... e as benditas sempre vem na nossa direção... se vejo uma meu Sistema Nervoso ataca, e choro, descontrolo... Mas não sei a origem desse medo. E o mais estranho que só tenho medo delas quando as vejo ao vivo (borboleta real), mas acho lindo a figura e simbologia da borboleta, tanto que tatuei uma. Vai entender este paradigma.

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu tenho 15 anos, me identifiquei muito com todos os depoimentos, é um tanto quanto bizarro esse medo, mas ele existe e me afeta também.
    Li vários desses, porém em nenhum deles achei parecido com o início do meu trauma. O meu surgiu quando eu estava no útero da minha mãe (muitas pessoas acham estranho). Mas aconteceu que, ela viu um bicho, e achando que era uma borboleta, ela resolveu pega-lá e quando se aproximou ele abriu as asas e voou nos pés dela. Era um morcego. Ela conta que eu estremeci e ela colocou as mãos sobre a barriga tentando me proteger. E tenho esse medo até hoje, apesar de muitos tirarem sarro também, já passei por experiências terríveis com esses insetos (borboletas, mariposas, "bruxas" principalmente).
    Apesar de saber que são animais indefesos, o pânico está sempre presente.
    As coloridas acho linda, as grandes amo desenhar, mas no momento que eu vejo (principalmente em ambientes fechados) meu intelecto não aceita, eu corro, grito, choro, estremeço, e tudo me leva a se afastar.
    Parabenizo pelo blog, e quero um dia curar esse medo! Gostaria de saber se o processo de regressão, nesse caso, teria efeito.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Tenho um medo sem explicação de borboletas. começou quando criança, pois no meu quintal sempre apareciam aquelas mariposas olho de gato - queria fazer regressao ou algum tipo de tratamento que me explicasse o que significa esse pavor que sinto. È vergonhoso, frustrante. me sinto ridicula por ser uma mulher adulta e ainda ter um medo tão bobo. ANtigamente chorava muito por isso, hoje eu tento entender o porque disso tudo. Espero que consigamos encontrar uma solução pra isso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Eu também tenho essa fobia.
    Homem, 26 anos, quase dois metros de altura com medo de mariposa.
    Lembro que começou quando ainda era criança. Eu estava na escola e lá havia uma dessas mariposas escuras na árvore. Estávamos lá observando-a, quando um dos meninos foi cutucá-la. Lembro que naquele momento eu já estava receoso, deve ser por isso que ela me escolheu para vir em minha direção e pousar em mim. Eu era bem pequeno e lembro perfeitamente.
    Dou pala igual mulher se um bicho desse pousa em mim!

    ResponderExcluir
  13. Aline Felipe.
    Gente finalmente eu encontrei pessoas como eu, eu tenho verdadeiro pavor de borboletas,mas, meu pior pesadelo são as mariposas eu fico apavorada quando essas malditas(é assim que as chamo) aparecem, parece que elas me perseguem. Meu noivo ri de mim, mas acho que elas sentem meu medo porque elas sempre vem pra cima de mim.
    Uma certa vez estava no meu antigo trabalho (uma creche) apareceu uma borboleta preta ela veio em cima de mim, eu sai correndo e ela veio atrás de mim, contando ninguém acredita, mas as meninas do que trabalhavam comigo falaram assim...gente eu pensava que Aline era doida mas ela foi atrás dela mesmo.
    Não gosto nem de ficar com a janela aberta.

    ResponderExcluir
  14. Aline Felipe.
    Gente finalmente eu encontrei pessoas como eu, eu tenho verdadeiro pavor de borboletas,mas, meu pior pesadelo são as mariposas eu fico apavorada quando essas malditas(é assim que as chamo) aparecem, parece que elas me perseguem. Meu noivo ri de mim, mas acho que elas sentem meu medo porque elas sempre vem pra cima de mim.
    Uma certa vez estava no meu antigo trabalho (uma creche) apareceu uma borboleta preta ela veio em cima de mim, eu sai correndo e ela veio atrás de mim, contando ninguém acredita, mas as meninas do que trabalhavam comigo falaram assim...gente eu pensava que Aline era doida mas ela foi atrás dela mesmo.
    Não gosto nem de ficar com a janela aberta.

    ResponderExcluir